Deeksha

A iniciação Tântrica ao Yoga da Mãe Divina

A Iniciação

Deeksha é uma palavra sânscrita que significa transmissão de conhecimento através da energia divina, também chamado de deeksa, ou diksha. A palavra deriva-se dos termos sânscritos dā (“dar”) mais kṣi (“destruir”) ou, alternativamente, a partir da raiz do verbo dīkṣ (“consagrar”). Mas também pode ser entendida como “aquilo que destrói a ilusão e revela a divindade interior”.

A Iniciação

Deeksha é uma palavra sânscrita que significa transmissão de conhecimento através da energia divina, também chamado de deeksa, ou diksha. A palavra deriva-se dos termos sânscritos dā (“dar”) mais kṣi (“destruir”) ou, alternativamente, a partir da raiz do verbo dīkṣ (“consagrar”). Mas também pode ser entendida como “aquilo que destrói a ilusão e revela a divindade interior”.

Meu objetivo principal, é o de oferecer os ensinamentos secretos e sagrados de Mestre à discípulo através da transmissão da deeksha tântrica tal qual era feita pelos Gurus de nossa linhagem. Fui tocada pelo amor de minha Guru Anandamayi e é através dela que nosso ritual acontece.

A experiência de iniciação é relatada em diferentes textos considerados sagrados, não apenas no universo do tantrismo, como também no Budismo, Jainismo, Vaishnavismo.

Sri Anandamayi Maa

Iniciação segundo o próprio Shiva no Mantra – Yoga – Samhita (5)

“É a raíz da própria vitória. “Ó Deusa! Aquele que é destituído de iniciação pode não ter nenhum sucesso e nenhum destino afortunado. Portanto, deveria se empenhar em buscar iniciação de um mestre qualificado.”

É durante o Ritual de Iniciação que a mente do discípulo e do Mestre tornam-se uma só, e que pela aproximação de ambos , o fenômeno do despertar de Kundalini, a força divina que confere a liberação espiritual, aconteça de maneira espontânea e natural. “ A consciência do Guru é ativada na consciência do discípulo , assim é dada a iniciação que concede a libertação.” Para- Trishikha- Vivarana (p.9) de Abhinava Gupta

Os textos tântricos descrevem diferentes meios de Iniciação, e de maneira diversificada também o tema é compreendido e aplicado pelas diferentes tradições e religiões orientais. Algumas iniciações dão-se através do olhar – Drik Diksha, por toque – Kripá Diksha ou Shakti Pat, através da mente ou dos sonhos – Mano Diksha, através de palavra ou Mantra – Vag Diksha, e ainda existem iniciações que envolvem votos monásticos, renúncia aos bens materiais – Sannyas, celibato – Brahmacharya, batismo, sacrifícios etc.

Quando analisamos a cultura Tântrica detalhadamente, podemos confirmar que esta é uma escola de mistérios, que pouca informação nos é oferecida teoricamente, e que mesmo os sutras, shastras e textos considerados autênticos são escritos de maneira hermética e simbólica. Logo, o Tantra é uma escola espiritual iniciática. E é justamente a iniciação que confere as chaves de interpretação de sua doutrina, bem como o corpo de práticas inerentes a esta escola. Somente ao se passar pela Deeksha, pode o postulante ser admitido dentro da família de Yogis ou Kula.
O termo Kula tem cerca de vinte significados lexicográficos diferentes, sendo os primeiros, grupo, família ou multidão. Tecnicamente Kula refere-se à Realidade definitiva que está além dos princípios transcendentais de Shiva e Shakti. Mas muitas escolas e textos empregam o termo Kula para denotar a (família cósmica), que é o universo manifesto e o poder inerente nele, isto é, Shakti.

Requisitos

Quando um aspirante se sentir tocado e quiser efetivamente iniciar a trilha do Yoga tântrico, ele deve mostrar interesse e dedicação, pois é uma mudança muito profunda, exigindo que o discípulo escolha a consciência ao invés do mundo da ilusão e ego. Uma parte integral desta nova vida é a adoção da disciplina espiritual recomendada pelo Mestre. Esta é chamada de sadhana (prática espiritual) segundo os Tantras. Necessário ler os livros recomendados e executar sua sadhana todos os dias. Através deste adhikara (comprometimento) o Mestre chegará e o convidará a fazer parte da Kula (família espiritual).

“Somente a iniciação liberta alguém da servidão extensa que bloqueia a morada suprema e conduz acima para a morada de Shiva. (shaiva-dhãman)15

O processo iniciatório é descrito tipicamente como envolvendo o que é chamado Shakti-pata (literalmente- descida do poder). Esta expressão é um tanto estranha para quem conhece a divina Shakti e sabe que ela é onipresente e não precisa ir a parte alguma, porém é um ponto de vista do indivíduo não liberto ainda. Como assinala o Kula-Arnava-Tantra (4.86),

“por meio de Shakti, a besta (pashu) é transformada em Shiva.

E ainda:

Ó amado! Tal como o ferro vira ouro quando penetrado pelo mercúrio, assim o Self obtém Shivadade quando é penetrado pela iniciação. Quando os karmas são queimados pelo fogo da iniciação, os grilhões do maya são rompidos. Aquele que está sem semente (kármica)e que obteve a condição suprema de sabedoria se torna Shiva. Mas, ó amado, a recitação, devoção e outros rituais dos não-iniciados não frutificam e são como sementes plantadas na rocha.

No dia da deeksha o aspirante será batizado e receberá um nome espiritual, um mantra pessoal e o primeiro exercício secreto que contendo pranayama, meditação e mantras.

A Deeksha na linhagem de Anandamayi é parte integral do Instituto Anandamayi Danny Bellini, é necessário ser aluno, seja ao vivo ao à distância para que ela possa avaliar as qualificações necessárias para tal.

Não se exige remuneração somente uma contribuição voluntária para o Shala ser mantido .

Danny Bellini Anandamayi Devi Dasi

(Serva de Anandamayi Maa)

GALERIA DE FOTOS

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossos conteúdos e novidades.

Danny Bellini

Conheça a história de Danny Bellini, fundadora do Anandamayee Yoga.

QUER CONVERSAR CONOSCO?

Nos ligue, envie uma mensagem, e-mail, WhatsApp, ou então venha nos visitar e sentir nossa energia.

anjali-preto

QUER CONVERSAR CONOSCO?

Nos ligue, envie uma mensagem, e-mail, WhatsApp, ou então venha nos visitar e sentir nossa energia.

anjali-preto

2022 - Todos os direitos reservados

error: Conteúdo protegido! Que tal compartilhar o link? =)